Os sete saberes
CURSO DE
PROFESSOR:
ALUNO (A):
DATA:
FICHAMENTO CAPÍTULO I
Referência:
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
Resumo Geral: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
Morin adverte que todo conhecimento está sujeito a erro e ilusão, pois, o problema está no como ele é passado, entretanto, o conhecimento é um intermediário da palavra que requer tradução, reconstrução e interpretação dos sentidos. O conhecimento nunca é o espelho ou reflexo da realidade, sempre é uma tradução seguida de uma reconstrução, ai onde está o problema da ilusão. O autor adverte que a educação ensina muitas coisas, como enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e a ilusão, mas não se preocupa e ensinar o que é conhecer.
Citação
O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão (p, 19).
Critica
A maneira de ensinar é um grande problema, passar o conhecimento é bastante complexo, e o que mais se ver e a implantação de ideias sem interpreta-las, depósito de informações e não de questionamentos, o ser humano precisar saber questionar não só ficar informado.
FICHAMENTO CAPÍTULO II
Resumo Geral: Os princípios do conhecimento pertinente
Neste capítulo Morin falar que precisamos conhecer o todo para estudar as partes, ou seja, ele fala que as disciplinas divididas têm suas funções na educação, mas precisamos também conhecer o todo, precisamos conhecer o mundo para depois adequá-los aos conhecimentos locais. O autor fala que é preciso ver o conjunto para estudar as partes, geralmente o que as ligam está invisível, então, é preciso buscar uma forma de enxergar para adequação de todo conhecimento.
Citação
Para que o conhecimento se torne pertinente, a educação deverá torná-los evidentes (p, 36).
Critica
Preocupamo-nos em estudar diversas áreas, mas, não temos