fichamento jesus 3
Fichamento para G1
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
Edgar Morin é um pensador francês nascido em 1921 – ainda vivo- que ganhou fama ao escrever textos com alto nível de complexidade, sendo considerado hoje em dia pela academia francesa um dos mais renomados pensadores contemporâneos sobre este tema. Se formou em direito, história e geografia e após esses estudos escreveu o livro ‘Os sete saberes necessários à educação do futuro’.
No livro a ser fichado o autor propõe teses – que ele chama de saberes – que em sua opinião viriam a preencher os vazios da educação e serviriam de inspiração para uma boa prática educacional. Ele deixa bem claro o fator intertemporal de seu texto logo na introdução em que diz “não está concentrado no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas aborda problemas específicos para cada um desses níveis que precisam ser apresentados”. Ao todo são sete saberes levantados, cada um busca solucionar uma defasagem na construção do aluno que virá a se tornar um cidadão, portanto a importância não é só no cunho educativo disciplinar, mas sim no social. Portanto no decorrer do texto os sete saberes chaves são apresentados, será discorrido cada um destes pontos separadamente para uma melhor compreensão de cada argumento usado pelo autor para elucidar a questão principal do gap no sistema de ensino.
[fichamento 1]
Podemos concluir a luz dos saberes analisados que a educação que o autor defende muito a integração entre as disciplinas. Não há função social aprender matemática, economia, engenharia ou arquitetura se não pudermos juntá-los e aplica-los em nosso meio. As disciplinas, mesmo as mais práticas tem essa característica de serem sempre teorias e pouco práticas, ou até as que são de fato aplicáveis muitas vezes não conseguimos enxergar essa complexidade do que vemos em uma sala do que vemos nas ruas. Portanto o conceito mais importante para o