TRABALHO FICHAMENTO MINIST RIOS FEMININOS

1504 palavras 7 páginas
FACULDADE PASCHOAL DANTAS
CURSO TEOLOGIA

REGINA VENTURA

FICHAMENTO: MINISTÉRIOS FEMININOS EM PERSPECTIVA HISTÓRICA.

SÃO PAULO – ABRIL 2015
REGINA VENTURA

FICHAMENTO: MINISTÉRIOS FEMININOS EM PERSPECTIVA HISTÓRICA.

Trabalho acadêmico apresentado como exigência parcial para a conclusão do grau de Bacharel em Teologia, ao Profº. Ms. Denis A. Souza, da disciplina História da Igreja I, 2º ano, 1º semestre, período noturno, da Faculdade Paschoal Dantas.

SÃO PAULO – ABRIL 2015
FACULDADE PASCHOAL DANTAS

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Disciplina: História da Igreja I
Docente: Denis Alves de Souza
Discente: Regina Ventura.

FICHAMENTO DE LEITURA
Duncan A. Reily. Ministérios Femininos em Perspectiva Histórica. S.B.C.: Editeo, 1997. Pg. 21-82.

Este livro apresenta uma nova perspectiva do cristianismo, ressaltando vários textos que revelam a constante luta de Jesus contra o sectarismo judaico, e como a igreja já institucionalizada concorreu para restringir a atuação das mulheres em prol das questões dogmáticas, não é tão fácil perceber à primeira vista, como pode parecer.
O cristianismo foi marcado efetivamente por homens e mulheres que adotaram os valores do Reino numa tentativa de vivenciá-los em sua plenitude, ou seja, a supressão do sexismo e da opressão dos desfavorecidos na sociedade.
As pregações de Jesus Cristo eram inteiramente dedicadas a ensinar seus discípulos e discípulas a tolerância, convívio fraternal e serviço ao próximo, valorização do ser humano acima da religiosidade e das intituições, no entanto, o que veremos nas páginas deste livro, do ponto de vista da atuação das mulheres, é uma análise dos principais erros e acertos daqueles que tiveram papel fundamental na construção dos alicerces do cristianismo.
Sua proposta é assinalar que para Cristo qualquer seguidor ou seguidora, isto é, todo e toda discípula poderia prestar serviços, (exercer ministérios) independente de raça, gênero ou

Relacionados

  • 12991138
    3408 palavras | 14 páginas