pop glicose
INDICAÇÃO MÉDICA DO EXAME
Exame se destina à determinação da glicose em soro, plasma, líquido cefalorraquidiano, pleural, ascítico e sinovial.
A determinação da glicose em amostras de sangue é útil na avaliação do metabolismo de carboidratos. Sua determinação em líquidos biológicos auxilia na distinção entre processos inflamatórios e infecciosos.
EXAMES CORRELATOS
São exames correlatos: curva glicêmica, curva insulinêmica, glicosúria, hemoglobina glicada e frutosamina. MÉTODO E PRINCÍPIO Método: Colorimétrico enzimático.
Principio: Na presença de oxigênio atmosférico, a glicose é oxidada pela glucose-oxidase (GOD) em gluconolactona. O peróxido de hidrogênio resultante é oxidado na presença de peroxidase (POD), 4-aminofenazona e fenol em 4-(p-benzoquinona-monoimino)-fenazona. A intensidade cromática do corante vermelho é diretamente proporcional à concentração de glicose e é determinada fotometricamente, com máximo de absorção em 505 nm.
Glucose + O2 + H2O GOD gluconolactona + H2O2
2 H2O2 + 4-aminofenazona + fenol POD 4-(p-benzoquinonamonoimino)-fenazona + 4 H2O
AMOSTRA
Tipo: Soro / plasma, líquido cefalorraquidiano, pleural, ascítico e sinovial.
Nota: O método proposto não é adequado para a dosagem de glicose na urina.
Nota 2: As amostras de sangue deverão ser colhidas com anticoagulantes contendo fluoreto, ou então processadas (separação do soro e dosagem) no prazo máximo de 30 minutos. Amostras obtidas em anticoagulantes que não contenham fluoreto, têm sua glicose diminuída a uma velocidade de 7 mg/dl/h na temperatura ambiente e cerca de 2 mg/dl/h a 4ºC.
Volume ideal: Definir o volume mínimo a ser encaminhado para análise.
Volume mínimo: Definir o volume mínimo a ser encaminhado para análise.
Critérios para rejeição: Presença de coágulo, ou Conforme Tabela de Rejeição das Amostras.
Acondicionamento: Sob refrigeração (2 a 8ºC), a glicose plasmática é estável por 48 horas, já os líquidos biológicos, se não processar