educação graga
FICHAMENTO
RESUMO
“... As principais funções das aulas práticas, são: estimular a curiosidade científica de alunos de diferentes cursos de graduação e até mesmo de Pós-Graduação, envolver-se em investigações científicas, desenvolver a capacidade de resolver problemas (...).” (p.1)
“Somente nas aulas práticas os alunos enfrentam os resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e raciocínio”. (p.1) “... segundo os professores, não há tempo suficiente para a preparação do material; falta-lhes segurança para controlar a classe, conhecimento para organizar experiências e também não dispõe de equipamentos e instalações adequadas”. (p.1)
“... Um pequeno número de atividades interessantes e desafiadoras para o aluno será o suficiente para suprir as necessidades básicas (...) que lhes permite relacionar os fatos às soluções de problemas, oportunidades de identificar questões para investigações, elaborarem hipóteses e planejar experimentos para testá-las (...)”. (p.1) INTRODUÇÃO
“O uso de atividades práticas no ensino não é recente, percebendo-se, porém grande variação no modo de fazê-lo nas diferentes tendências e movimentos dos últimos anos”. (p.2)
“A origem do trabalho experimental foi influenciada pelo trabalho que era desenvolvido nas universidades, tinha por objetivo melhorar a aprendizagem do conteúdo científico...” (p.2)
“... a aprendizagem não se dá pelo fato de ouvir e folhear o caderno, mas de uma relação teórico-prática, com intuito de não comparar, mas sim de despertar interesse aos alunos (...)” (POSSOBOM, OKADA e DINIZ, 2007). (p.2)
DESENVOLVIMENTO
“O modelo tradicional de ensino é ainda amplamente utilizado por muitos educadores nas nossas escolas de Ensino Fundamental e Médio”. (p. 3)
“... tal modelo de educação trata o conhecimento como um conjunto de informações que são simplesmente passadas dos professores para os alunos, o que nem