ATIVIDADE I Sociologia Organizacional
Maria de Jesus Coelho da Silva.
1-A Sociologia é a ciência que estuda as relações humanas na sociedade. A Sociologia busca observar de modo cientifico os fatos produzidos pelos homens em sociedade e a partir daí, buscar explicações sobre sua origem, seu desenvolvimento e seus efeitos, podendo constituir-se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social. Nesse caso, ela torna-se uma ciência aplicada, que é o ramo das ciências que propõe formas e métodos de aplicação de princípios científicos abstratos a um determinado aspecto da atividade humana ou das ações que o homem desenvolve ou realiza.
A Revolução Francesa e a revolução Industrial foram o cenário para o surgimento da Sociologia, por volta do século XVII. A Europa estava sofrendo grandes mudanças, transformando a vida social da população, dando ênfase no processo de industrialização e urbanização da sociedade Capitalista que ali se implantava. Foram desfeitos alguns costumes e tradições, como a família patriarcal, a servidão e o trabalho manufatureiro, dando início à indústria capitalista.
Para esclarecer e organizar as mudanças ocorridas no meio social, surgiram os primeiros sociólogos, que foram: Auguste Comte- 1838 o Criador da Sociologia dava os primeiro passos pra tentar unificar a psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento.
Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo.
Karl Marx- foi um dos grandes sociólogos do século XIX a estudar a fundo a Filosofia Dialética de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Marx desenvolveu formulações teóricas sobre a vida social e sobre a luta de classes, que se vinculam necessariamente à organização social tal como ela se apresentava em seu tempo. Destacando o capitalismo inglês de seu século, a doutrina de Marx causou