Avaliação
1 – MÚLTIPLA ESCOLHA
DESCRIÇÃO
Consiste numa parte introdutória, enunciado, que apresenta o problema, sob forma de pergunta direta ou de uma afirmação incompleta, seguida de várias alternativas (4 para situações de curso ou 5 para processos seletivos) que se apresentam como possíveis soluções, sendo uma delas a resposta correta, que deve ser assinalada. Permite a compreensão de leitura, a verificação de raciocínio dedutivo e indutivo. Este tipo de questão é muito usado por ser flexível, adaptando-se a uma grande diversidade de objetivos e conteúdos. Além disso, sua correção é fácil, mas sua construção requer tempo e habilidade criativa.
COMO CONSTRUÍ-LAS
Formule uma pergunta e sua resposta sobre a qual não deve pairar dúvidas.
Coloque no enunciado tudo que seja comum às alternativas, evitando-se informações desnecessárias, que não contribuam para a compreensão da questão.
Redija o enunciado de forma que não indique a resposta certa.
Destaque claramente quando o enunciado for negativo, usando letras maiúsculas, sublinhando a palavra negativa. Esta variação deve ser evitada ou limitar-se a 10% do total de questões do tipo múltipla escolha.
Não formular enunciados com armadilhas, com detalhes sem importância e com ambigüidade.
Elabore as alternativas plausíveis. Uma alternativa não tem função no item se não for suficientemente plausível para atrair o aluno menos informado. Entretanto, apenas uma das alternativas deve ser inquestionavelmente correta.
Não utilize as alternativas “nenhuma das respostas anteriores” ou “todas as respostas anteriores”.
Ordene as alternativas na ordem natural nelas presentes (ordem cronológica, numérica ou alfabética, ou de extensão das afirmativas).
Cada questão não deve depender da outra.
Varie aleatoriamente a posição das alternativas corretas. Deverá haver uma distribuição equalitária da resposta correta pelas alternativas.
Toda a questão (enunciado