avaliação
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
MACAPÁ/AP
2013
ALINE LUZ
ANTONIA SKARLAT
ADRIELSON
DANIELLA SANTIAGO
DEIVILAN QUEIROZ
IRENE DE ARAUJO
LILIAN D’ALMEIDA
PATRÍCIA PALMERIM
PESQUISA SOBRE O QUE É AVALIAÇÃO SEGUNDO CIPRIANO LUCKESI
Trabalho de Pedagogia apresentado a Faculdade de Tecnologia de Macapá – FTA, como requisito parcial para a obtenção da nota avaliativa na disciplina Avaliação e Didática. Orientado pela Professora Adriana.
MACAPÁ-AP
2013
INTRODUÇÃO
Expondo o que se vê e que a avaliação segundo Cipriano Luckesi e que Sempre se entendeu que avaliar o aluno era verificar o quanto ele havia assimilado do conteúdo a ele passado pelo professor. O que começou a determinar que se repensasse essa forma de avaliar até chegarmos às novas concepções de avaliação que temos hoje. Baseando-se nas seguintes perguntas: O QUE É AVALIAÇÃO, AVALIAR E PUNIR OU AJUDAR, COMO VOCÊ ACHA QUE DEVE SER A AVALIAÇÃO? E A AVALIAÇÃO DEVE SER QUANTITATIVA OU QUALITATIVA?
1. O QUE É AVALIAÇÃO?
Segundo Luckesi, a avaliação tem sua origem na escola moderna com a prática de provas e exames que se sistematizou a partir do século XVI e XVII, com a cristalização da sociedade burguesa. Encontramos em Luckesi, alguns pontos que nos auxiliam a compreender estas questões. O ato de avaliar tem sido utilizado como forma de classificação e não como meio de diagnóstico, sendo que isto é péssimo para a prática pedagógica. A avaliação deveria ser um momento de “fôlego”, uma pausa para pensar a prática e retornar a ela, como um meio de julgar a prática. Sendo utilizada como uma função diagnóstica, seria um momento dialético do processo para avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia e competência. Como função classificatória, constitui-se num instrumento estático e freador do processo de