Avaliação
MÉTODOS TRADICIONAIS
A avaliação de desempenho, muitas vezes, pode servir de base às políticas de promoção das organizações. O processo é efetuado periodicamente, normalmente com carácter anual, e consiste na análise objetiva do comportamento do avaliado no seu trabalho, e posterior na comunicação dos resultados. Tradicionalmente compete aos superiores avaliarem os seus subordinados, estando a avaliação sujeita a correções posteriores para que os resultados finais sejam compatíveis com a política de promoções. A seguir apresentamos alguns dos métodos tradicionalmente utilizados para avaliar desempenho.
Métodos da Escala Gráfica
É o método de Avaliação de desempenho mais utilizado, divulgado e simples. Exige muitos cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré-julgamento do avaliador para evitar interferências. Trata-se de um método que avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas em sentido horizontal representam os fatores de avaliação de desempenho; enquanto as colunas em sentido vertical, representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados para definir em cada empregado as qualidades que se pretende avaliar. O método da escala gráfica para avaliação de desempenho profissional é com certeza o mais divulgado e utilizado dentro das instituições organizacionais. Apesar de parecer ser uma técnica simplificada sua aplicação demanda muitos cuidados, com a finalidade de tentar o máximo possível reduzir ou excluir o pré-julgamento e a subjetividade do avaliador que podem interferir nesse processo de avaliação. Para aplicar o método da escala gráfica é utilizado um formulário composto por linhas e colunas.
Gráficos No qual as colunas representam os vários graus dos fatores avaliados e as linhas a avaliação de desempenho os fatores que devem ser