Trabalho sobre topologias de redes
1- Definição
As redes de computadores possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações, melhorando o desempenho da realização de tarefas, e estão presentes no dia-a-dia de todos nós. São estruturas sofisticadas e complexas, que mantém os dados e as informações ao alcance de seus usuários. É a topologia de redes que descreve como as redes de computadores estão interligadas, tanto do ponto de vista físico, como o lógico. A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). Já a topologia lógica refere-se à forma com que os nós se comunicam através dos meios de transmissão.
2- Tipos de Topologia
Topologias Físicas
A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel.
Topologias Lógicas
A topologia lógica descreve o fluxo de dados através da rede. Os dois tipos de topologias lógicas mais comuns são o Broadcast e a passagem Token. Na primeira o nó envia seus dados a todos os nós espalhados pela rede (Ethernet). Já na passagem de Token, um sinal de Token controla o envio de dados pela rede (Token Ring).
3- Exemplos de cada topologia
Topologias Físicas
Topologia em Barramento
Rede em barramento é uma topologia física em que todos os computadores estão ligados em um mesmo barramento de dados. Mesmo os dados não passando em cada um dos nós apenas um computador pode escrever em um determinado momento. Enquanto as outras “escutam” e recolhem os dados para si. No momento em que um computador está para transmitir um sinal, todos os outros esperam, e se houver o envio ao mesmo tempo ocorre a colisão de dados.
Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um único cabo,