Fichamento do livroos sete saberes necessários à educação do futuro

680 palavras 3 páginas
FICHAMENTO
Referências Bibliográficas:

EAGLETON, Terry. O que é literatura? In: Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Objeto: Teoria da Literatura: Uma Introdução.

Objetivos: O que é Literatura?

Principais conceitos utilizados pelo autor.
“Se a teoria literária existe, parece óbvio que haja alguma coisa chamada literatura, sobre a qual se teoriza. Podemos começar, então, por levantar a questão: o que é literatura?” (P.01)
A distinção entre “fato” e “ficção”, portanto, não parece nos ser muito útil, e uma das razões para isto é a de que a própria distinção é muitas vezes questionável. Já se disse, por exemplo, que a oposição que estabelecemos entre verdade “histórica” e verdade “artística”, de modo algum se aplica às antigas sagas irlandesas. (P.01).
Talvez a literatura seja definível não pelo fato de ser ficcional ou “imaginativa”, mas porque emprega a linguagem de forma peculiar. (P.02).
A especificidade da linguagem literária, aquilo que a distinguia de outras formas de discurso, era o fato de ela “deformar” a linguagem comum de várias maneiras. (P.05).
Um outro problema concernente ao argumento da "estranheza" é o de que todos os tipos de escrita podem, se trabalhados com a devida engenhosidade, ser considerados "estranhos". (P.09).
Em seu famoso estudo A prática da crítica literária (1929), o crítico I. A. Richards, de Cambridge, procurou demonstrar como os juízos de valor literários podem ser caprichosos e subjetivos, distribuindo aos seus alunos uma série de poemas, sem os títulos e os nomes dos autores, e pedindo-lhes que os avaliassem. (P.21).
A estrutura de valores, em grande parte oculta, que informa e enfatiza nossas afirmações factuais, é parte daquilo que entendemos por "ideologia". (P.20).

Principais conclusões do autor.
(...) Segundo essa teoria, a literatura é a escrita que, nas palavras do crítico russo Roman Jakobson, representa uma “violência organizada contra a fala comum”. A literatura

Relacionados