FICHAMENTO Os Setes Saberes Necessarios A Educacao Do Futuro
RESUMO
Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum nasceu 8 de Julho 1921 na capital da França, Paris. Antropólogo, sociólogo e filósofo francês foi judeu de origem sefardita. Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método, Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro que será o livro trabalhado na disciplina de Metodologia Do Trabalho Cientifico e Produção Textual. Como o título do livro indica, são sete os saberes apontados por Morin, cada um deles abordando um aspecto a ser aprendido, como o erro e a ilusão, conhecimento pertinente, condição humana, identidade terrena, incertezas, compreensão e ética do gênero humano.
1. O CONHECIMENTO
CITAÇÕES
O primeiro buraco negro diz respeito ao conhecimento. Naturalmente, o ensino fornece conhecimento, fornece saberes. Porém, apesar de sua fundamental importância, nunca se ensina o que é, de fato, o conhecimento.
Ao examinarmos as crenças do passado, concluímos que a maioria contém erros e ilusões. Mesmo quando pensamos em vinte anos atrás, podemos constatar como erramos e nos iludimos sobre o mundo e a realidade. (p. 1).
“Outras causas de erro são as diferenças culturais, sociais e de origem. Cada um pensa que suas ideias são as mais evidentes e esse pensamento leva a ideias normativas.” (p. 2).
PARECER
Edgar Morin coloca em destaque as ideias normativas, considerando-as prejudiciais ao conhecimento. É necessário que a educação desenvolva as características cerebrais, mentais e culturais para não induzirem ao erro ou ilusão.
O autor enfatiza ainda que, o problema do conhecimento é um problema de todos e cada um deve levá-lo em conta desde muito cedo e explorar as possibilidades de erro para ter condições