Material de Estudos de Gest o
Missão:
Para Chiavenato (2005), missão significa uma tarefa que é recebida. É a razão de existência da organização.
Segundo Oliveira (2005), a missão também deve satisfazer o ambiente externo, ou seja, oferecer algo que responda a sua ansiedade. Nesse sentido é fácil perceber que a estratégia deve andar alinhada com missão, uma vez que a estratégia deve atingir o objetivo da missão, ou seja, a estratégia tem como objetivo realizar a missão (CHIAVENATO, 2005).
Neste mesmo contexto, Rodrigues et al (2009) ressalta que a missão "é uma declaração de propósitos ampla e duradoura que individualiza e distingue a organização em relação a outras no mesmo ramo de negócio". Barney e Hesterly (2007) reforçam a ideia ao inferir que a missão da empresa define o que a empresa deseja em longo prazo e o que ela deve evitar nesse meio tempo.
Para Costa (2007), a missão de uma empresa deve responder a duas questões básicas: O que é? e Para que ela serve? Respondendo tais questionamentos é possível a elaboração da missão, que nada mais é do que a resposta a essas duas questões. Como mencionado, a missão é um alicerce para a empresa. Esse alicerce é tão forte que pode conduzir todo o processo de planejamento estratégico de uma empresa.
Segundo Chiavenato (2005):
A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir o negócio.
(CHIAVENATO, 2005, p.63).
Rodrigues et al (2009) acredita que, para a elaboração da missão da empresa, é preciso que ela passe por um crivo, que oriente este processo.