Fichamento Marketing
SHEPARD, David. Database Marketing, São Paulo: Makron Books, 1993. 347 p.
“O marketing direto é o processo de marketing orientado pela formação e gerenciado pela tecnologia de bancos de dados, o que permite aos profissionais de marketing desenvolverem e implementarem programas e estratégias personalizadas de marketing.
A fim de implementar o novo marketing direto, você precisa saber como:
1. identificar e coletar dados relevantes dos clientes e prospects.
2. Usar a tecnologia de banco de dados para transformar dados brutos em informações de marketing poderosas e acessíveis .
3. Aplicar técnicas estatísticas aos bancos de dados de clientes e prospects a fim de: analisar o comportamento; isolar segmentos de mercado relativamente homogêneos; avaliar e classificar os indivíduos em termos de sua probabilidade de se comportarem de acordo com diversos modos previsíveis.
4. Avaliar a economia da coleta; da manipulação e da análise dos dados, e capitalizar a economia do desenvolvimento e da implementação de programas de marketing orientados pelos dados.
5. Agir criativamente nas oportunidades de marketing que surgem desses processos para desenvolver relacionamentos com clientes individuais e construir negócios. (p.07)
Dados esses elementos, o novo marketing direto é de âmbito muito mais amplo do que eram tradicionalmente encarados o marketing direto ou marketing de banco de dados. No passado, o marketing direto se distinguia das outras disciplinas de marketing por sua ênfase no inicio de um relacionamento direto entre um comprador e um vendedor, uns viços. No entanto, no ambiente de marketing atual, a troca de informações está se tornando tão importante quanto a troca de bens e serviços. Com a alta dos custos, as prateleiras dos supermercados cheios e caixas de correio entulhadas, os profissionais de marketing inteligentes não estão apenas consumando de modo eficiente uma venda, mas também fornecendo uma oportunidade para que os