Fenômeno físico e químico
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO
QUÍMICA GERAL ( PRÁTICA )
Introdução:
O presente trabalho de química com experimentos em laboratório tem como objetivo evidenciar as formas de manifestação de energia; caracterizar o fenômeno físico e o fenômeno químico e suas associações com a energia, abrangendo misturas de substancias que seguem um determinado roteiro prático de experiência que exigem certo cuidado e atenção no manuseio destas substancias.
Entende-se como fenômeno qualquer mudança que ocorra com a matéria, alterando seu estado físico (fenômeno físico) ou transformando sua estrutura interna ou composição química (fenômeno químico).
Metodologia:
Para os seguintes experimentos foram utilizados materiais de laboratórios e reagentes.
No 1º experimento a) Utilizamos espátula, tubo de ensaio e proveta como materiais e cloreto de amônio (NH4 CL) e agua destilada como reagentes. b) Utilizamos proveta, tubo de ensaio e bureta como materiais e água destilada, ácido sulfúrico concentrado (H2 SO4 ).
No 2º experimento a) Como materiais foram utilizados tubo de ensaio, pipeta Pasteur e espátula, como reagente, permanganato de potássio 0,05N (KMnO4 ácido sulfúrico 10% (H2 SO4 ) e FeSO4 Fe II. b) Como materiais utilizamos tubo de ensaio, pipeta Pasteur e espátula, como reagente, permanganato de potássio 0,05N (KMnO4 ácido sulfúrico 10% (H2 SO4 ) e FeCL3 Fe III.
Discursão:
Experiência I A) Diante deste experimento, após adicionarmos com uma espátula uma pequena quantidade de cloreto de amônio (NH4 CL) em tubo de ensaio e colocando 5 ml de água destilada mensurada em uma proveta, notamos que, após agitarmos o tubo de ensaio até a dissolução do cloreto, houve uma diminuição da temperatura na área do tubo que se encontra a mistura. Esta é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na