Fenomenos fisicos e quimicos
Setor de Ciências Exatas e Naturais
Departamento de Química
FENÔMENOS FÍSICOS E FENÔMENOS QUÍMICOS
Ponta Grossa
2015
DANILO DELLA TORRES
FERNANDO HENRIQUE NICOLITTO
LUCAS LEONARD GASPERIN
LUIZ GUSTAVO DE ANTONI
FENOMENOS FÍSICOS E FENOMENOS QUÍMICOS
Relatório apresentado a professora Cibeli May Arévalos Villalba para obtenção de nota parcial na disciplina de química, no curso de Engenharia Civil.
Ponta Grossa
2015
1.INTRODUÇÃO A matéria existente passa constantemente por vários fenômenos, podem esses ser físicos ou químicos (COLODEL, 2012). A diferenciação entre tais fenômenos é de alta importância no curso de engenharia civil, quando se trata do estudo de propriedades dos materiais e no estudo de reações químicas.
Fenômenos físicos são caracterizados por não alterar a natureza do material, ou seja, o material ou substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. Elas podem se agitar, se desarrumar, porém, não se modificam estruturalmente (FELTRE, 2004, vol 1, p. 61). A mudança de estado físico é um exemplo de transformação física (solidificação, fusão, vaporização e outros).
Fenômenos químicos são aqueles que alteram a estrutura das substâncias, produzem novas substâncias, com propriedades diferentes. Ou seja, ocorre reação química transformando reagentes em produtos. Em geral, durante uma transformação química, ocorre liberação de energia (em forma de calor, luz ou explosão), liberação de gases, mudança de cor ou formação de precipitado (FELTRE, 2004, p. 62), podendo ocorrer mais de uma manifestação em uma única reação.
As reações químicas são classificadas em quatro tipos:
- Síntese ou adição (C + O2 → CO2)
- Análise ou decomposição (2AgBr → 2Ag + Br2)
- Simples troca ou deslocamento (Zn + H2SO4 → ZnSO4 + H2)
- Dupla troca (HCl + NaOH → NaCl + H2O)
Lembrando que respeitam a Lei de Lavoisier.
Muitas dessas reações químicas e físicas são visuais,