fenomenos fisico quimicos
Nome: Rafael de Castro
Nome: Paulo Kiyoshy
Nome:Ronivon
São Paulo-2013
Introdução
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico. Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias.
Porem quando ocorrem modificações sem alterações nas características das substâncias iniciais, ou seja, sem que haja o aparecimento de novas substâncias o fenômeno é considerado físico. Nestes experimentos foram feitas analises fisicas e quimicas de materiais, determinando e analisando seus respectivos aspectos entre as reações, e os classificando em fenômenos físico ou químico.
O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
Exemplos de fenômenos químicos: Queimando o papel ele deixa de ser papel, o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados, etc. Os fenômenos químicos são também denominados reações químicas, e são descritos através de equações.
Exemplos de fenômenos físicos: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma, a queda de um corpo, a reflexão da luz em um espelho, a dilatação dos corpos, os pontos de fusão e ebulição, a densidade absoluta, etc.
OBJETIVO
Analisar experiências realizadas em laboratório, e assim detectar as diferenças entre fenômenos químicos e físicos, com diferentes reagentes e diferentes técnicas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Aquecimento a seco
Colocar uma pequena porção de estanho em um tubo de ensaio, aquecer até ocorrer à fusão do metal, observar e anotar. Após este procedimento aguardar o resfriamento do metal, observar e anotar o resultado.
Sublimação do iodo
Colocar cinco cristais de iodo em um béquer de 100 ml. Em seguida cobrir o béquer com um vidro de