Fenômenos Físicos e Químicos
LONDRINA – 2013
RESUMO
Nesta pratica foram realizados vários experimentos para a identificação de fenômenos físicos e químicos, nos quais constamos que a maioria dos experimentos causaram fenômenos químicos. Observou-se também que alguns fenômenos mesmo sendo químicos, não são visíveis, como por exemplo, a identificação do gás carbônico. Essa pratica é muito importante para a compreensão da diferença entre esses dois tipos de fenômenos.
INTRODUÇÃO
Nesta pratica foram realizados diversos experimentos para observar os fenômenos físicos e químicos. Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.
Sendo fenômenos físicos aqueles que não alteram a estrutura da matéria (KUMPINSKI, 1971, p. 28) e os fenômenos físicos aqueles que alteram a estrutura da matéria e em ocorre liberação de energia (FELTRE, 2004, p.62).
O objetivo desta pratica é observar e identificar os fenômenos físicos e químicos nos experimentos.
PARTE EXPERIMENTAL
Bico de Bunsen
Clips
Fita de magnésio
Enxofre
Dicromato de amônio
Cristais de iodo
Iodeto de Potássio
Nitrato de Chumbo
Água
Ácido Sulfúrico concentrado
Açúcar
Sulfato Cúprico decaidratado
PROCEDIMENTO
Aquecimento da platina: Aqueceu-se o clips no bico de Bunsen por 30 segundos. Usou-se uma pinça metálica para segurar o clips e deixou-se o clips esfriar, observou se e anotou-se que tipo foi o fenômeno.
Aquecimento do magnésio: Pegou-se uma fita de magnésio com uma pinça metálica e levou-se à chama do bico de Bunsen até a emissão de luz ter ocorrido, novamente observou-se e anotou-se qual foi o fenômeno.
Combustão do enxofre: Aqueceu-se uma porção de enxofre dentro de um tubo de ensaio e observou-se.
Decomposição do dicromato de amônio: Colocou-se uma ponta de dicromato