Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos”
“Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos”
1.Objetivo
Identificar e diferenciar experimentalmente os fenômenos químicos dos fenômenos físicos.
2.Introdução
Transformação do material é toda e qualquer alteração sofrida pela matéria, são também chamadas de fenômenos materiais. Algumas transformações são passageiras ou reversíveis conhecidas como fenômenos físicos. Outras transformações são mais profundas e frequentemente irreversíveis, são, em geral, fenômenos ou reações químicas. As transformações físicas não modificam a natureza do material. Os átomos, íons ou moléculas, não são alterados; eles são apenas agitados, desarrumados, reordenados etc. É o caso, por exemplo, das mudanças de estado físico: no estado sólido, as moléculas formam um reticulado cristalino, no estado líquido as moléculas “rolam” uma sobre as outras com certa liberdade e no estado gasoso, as moléculas se movimentam em todas as direções com alta velocidade. Nas transformações químicas as moléculas iniciais (reagentes) são quebradas, e seus átomos se reagrupam para formar as novas moléculas (produtos da reação). Pode-se citar como exemplo a queima do carvão, o fenômeno não é mais “passageiro”, isto é, depois de queimado não é possível recuperar o carvão inicial. Para representar uma transformação química, usa-se uma escrita especial denominada Equação Química. Reconhece-se uma transformação química apartir do momento em que há liberação de energia, gases, mudanças de cor ou formação de precipitado.
3.Procedimento Experimental (Metodologia)
3.1 Aquecimento do magnésio
É realizado aquecimento direto na chama de um bico de Bunsen com auxílio de uma pinça metálica um pequeno pedaço de fita de magnésio ate ocorrer emissão de luz.
3.2 Aquecimento do enxofre
É feito o aquecimento de uma pequena porção de enxofre em pó, dentro de um tubo de ensaio, diretamente na chama do bico de Bunsen.
3.3