Fenomenos quimicos e fenomenos fisicos
FenÔMENOS FÍSICOS E FENÔMENOS QUÍMICOS
Discente: Caroline da Silva, Elizandra W. Tedardi, Rodolfo
Disciplina/Semestre: Introdução ao Laboratório/1° Semestre
Docente: Priscila Bonfim Gonçalves/Fernando César dos Santos
LONDRINA – 2013
Unidade Jardim Piza
RESUMO
INTRODUÇÃO
Atualmente sabemos que algumas transformações são passageiras ou reversíveis, isto é, podem ser desfeitas transformações deste tipo recaem, em geral, no que chamamos de transformações físicas.
Segundo Russel(1994) As transformações da matéria são classificadas em físicas e químicas. As transformações físicas não alteram a identidade das substancias. As mudanças de estado são exemplos desse tipo de transformações . O ferro fundido, por exemplo, ainda é ferro. As transformações químicas são mais significativas ou fundamentais do que as transformações físicas. Nestas transformações, substancias são destruídas e outras, novas , são formadas. A exposição de um prego de ferro ao ar livre e a chuva, causam uma transformação química, porque o ferro é combinado quimicamente ao oxigênio e à água da atmosfera. Se esta exposição for longa, este desaparece em seu lugar é encontrada uma nova substancia, a ferrugem. As características de uma transformação química são: liberação de energia, liberação de gases, mudanças de cor, formação de um precipitado. (FELTRE, 2004).
Reações de precipitação chamam-se assim as reações que, realizadas em presença de um líquido, conduzem à formação de uma substancia insolúvel. Por exemplo: quando, num vaso contendo uma solução aquosa de nitrato de prata (Ag NO3) junta-se uma solução de cloreto de sódio (NaCl), observa-se que a formação de uma substância branca praticamente insolúvel, que se deposita no fundo do recipiente. A substância insolúvel chama-se genericamente precipitado; no caso do exemplo precipitado é constituído de cloreto de prata