Fenômenos químicos e físicos
Nesta aula analisamos as diferenças entre fenômenos Físicos e fenômenos Químicos. Através dos métodos ilustrados a seguir, como por exemplo, com o aquecimento e o resfriamento de estanho, ele se torna líquido, mas, após o esfriamento volta a seu estado sólido novamente, pois é um fenômeno Físico, ele não altera as suas propriedades da matéria.
Fenômenos Químicos são explicados através da alteração da composição dos materiais, como no exemplo da desidratação do Sulfato de sódio em Cloreto de bário, verificamos que após a precipitação ocorrendo a mistura homogênea que alterou sua cor inicial para branco leitoso causando alteração no componente. Fenômenos exemplificados também no teste de chama, onde cada combustão possui uma cor diferente.
Portanto de maneira prática pode-se evidenciar a diferença entre os Fenômenos Físico e Químico.
1. INTRODUÇÃO
Para a ciência, fenômeno é qualquer acontecimento da natureza. Quando ocorre um fenômeno, uma transformação, há alteração no sistema que se está estudando, ou seja, os estados inicial e final são diferentes. Consideramos como sistema um conjunto de materiais isolados para fins de estudo.
Costumam classificar os fenômenos em:
FÍSICOS – quaisquer transformações sofridas por um material sem que haja alteração de sua constituição íntima, isto é, não altera sua composição, sendo assim um processo reversível.
QUÍMICO - Ocorre mudança na composição de uma substância. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.
2.OBJETIVOS
Distinguir os fenômenos químicos e físicos.
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 PROCEDIMENTO 1 – Aquecimento Seco
a) Aquecer cuidadosamente pequena porção de estanho em tubo de ensaio seco. Observar a fusão. Anotar. Deixar esfriar. Observar a solidificação. Anotar.
b. Aquecer pequenos cristais de iodo em béquer seco coberto por vidro de relógio, observar a sublimação do iodo e sua