Curso Ed No Brasil
1. A Educação Infantil no Brasil Ao mencionarmos Educação Infantil, ainda se tem em mente a ideia de um ambiente acolhedor, que oferece cuidados e assistência às crianças cujos pais e/ou responsáveis precisam trabalhar e contam com estes espaços para garantir o cuidado de seus filhos durante a maior parte do dia. Porém, a Educação Infantil vai além desta concepção assistencialista – herdada desde a metade do século XIX, com o surgimento das primeiras instituições de resguardo de crianças. Nessa perspectiva, o atendimento oferecido a estas crianças era visto como “um favor oferecido” e assim, como tomada estratégica para solucionar problemas ligados à sobrevivência destas. No decorrer da história do país e, durante muito tempo, a abordagem assistencialista, com foco no cuidado, bem estar e higiene das crianças, constituía as principais funções das Instituições Infantis no Brasil. (RCNEI, 1998)
1.1 A relação do cuidar e educar e a visão atual No contexto da Educação Infantil, podemos pensar o termo ‘cuidar’ num sentido mais amplo, como um ato de valorização da criança, de modo a contribuir em seu desenvolvimento como ser humano, em suas capacidades, identificando e correspondendo às suas necessidades essenciais, ligadas à questão da alimentação, higiene, saúde, vestuário, pelos quais todos os seres humanos estão subjugados, (RCNEI, 1998, p. 25), quanto ao educar com relação à primeira etapa da Educação Básica, denominada na atual LDB como Educação Infantil, o documento aborda a educação com a finalidade de desenvolver o educando em sua formação pessoal e social, para o exercício da cidadania.
1.2 A Educação Infantil na LDB e Referenciais Curriculares
Artigo 29 – A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
Artigo 30 – A Educação