Ensino da história da amazônia nos cursos superiores
DEODORO JOSÉ DE CARVALHO TAVARES
ENSINO DA HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
NOS CURSOS SUPERIORES
SANTARÉM – PARÁ
2006
DEODORO TAVARES
ENSINO DA HISTÓRIA DA AMAZÔNIA NOS CURSOS SUPERIORES
Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Pós-Graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior para a obtenção dos créditos na disciplina Metodologia Científica, ministrada pela Profa. Dra. Edna Galvão.
SANTARÉM – PARÁ
2005
1. TEMA
Ensino da História da Amazônia nos Cursos Superiores.
DELIMITAÇÃO
Ensino da História da Amazônia nos Cursos Superiores das Faculdades Integradas do Tapajós – FIT.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
O estudante universitário do Oeste do Pará conhece, realmente, a Amazônia?
A Amazônia, desde a chegada dos primeiros europeus, sempre foi cobiçada, a nível internacional, por empresários, estudiosos, aventureiros, religiosos.
Da grande discussão em torno do ecossistema da Terra, no qual a região tem um papel fundamental, não escapam as chamadas grandes potências. Os gigantes da economia voltam suas atenções para a região, cuja biodiversidade lhe garantiu o título de "pulmão do mundo".
A ocupação desordenada, o desmatamento e as queimadas são algumas das mais graves conseqüências da falta de planejamento para a região, sem falar no fato de que a Amazônia é muita rica e a grande maioria da população vive em condições de muita pobreza.
Apesar de tudo isso, a educação superior dá pouca importância à região. Poucos são os cursos superiores que reservam alguma disciplina voltada para a Amazônia. Na FIT, apenas o curso de Economia tem uma disciplina – Economia da Amazônia – destinada a estudar a região.
A questão, portanto, requer, por parte das instituições de ensino superior, uma atenção maior, para que o estudante dessas instituições conheça um pouco da região em que mora e que possa propor saídas para solucionar os graves problemas que afligem a