Professoras do Fundamental
Women’s history, life histories of teachers: elements to think about teaching
Sônia Maria da Silva Araújo2
RESUMO
Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.
Palavras-chave: história das mulheres; história de professores; docência.
ABSTRACT
Through two life histories of riverine teachers, this article reflects on teaching that happens in the context of Guajará Archipelago, in Belém of Pará, Brazil.
It points out common features between those life histories as sexual violence during childhood, poverty, and schooling in order to demonstrate that teaching cannot be thought out of a wider context of women’s constitution.
DOI: 10.1590/0104-4060.37341
1 O projeto referente a este artigo recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq), Edital Gênero MCT/CNPq/SPM-PR/MDA
Nº 57/2008.
2 Universidade Federal do Pará. Belém, Pará, Brasil. Instituto de Ciências da Educação,
Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Augusto Correa, nº 01. Bairro: Guamá. CEP: 66075110.
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 53, p. 295-310, jul./set. 2014. Editora UFPR
295
ARAÚJO, S. M. S. História das mulheres, história de vida de