As visoes sobre a amazonia
A região amazônica aborda as diversas tentativas de conquista da Amazônia brasileira durante o no século xx.
Sendo uma região desconhecida para os espanhóis, portugueses, ingleses e franceses, que não se recearam em explorar as vastas riquezas da região, povoada por dois milhões de índios a fim adquirir suas terras. 1822 a floresta verde torna-se objeto de cobiça do homem e seu insaciável desejo de dominar.
O termo Amazônia é recente chamado era conhecido como grão Pará no tempo da colônia não fazia parte do Brasil, ouve grande luta nesse século a integração para a região fazer parte do Brasil, essa situação, expõe fatos, iniciativas e ações que resultaram em impactos ou mudanças ecológicas, demográficas, políticas e econômicas na Amazônia.
A visão etnocêntrica faz parte de um processo histórico que se iniciou no período do descobrimento, até hoje muitos valores dos conquistadores estão presentes em nossa maneira de compreender o mundo, um exemplo disso é o modo como os índios idealizavam o europeu, um tipo de pessoa cujo padrão estético e comportamental deveria ser seguido.
Dessa maneira o europeu em seu imaginário percebia os índios como seres ingênuos e selvagens que precisavam ser civilizados, reforçando uma visão superior. 1870-1912 CICLO DA BORRACHA A região da Amazônia, palco do ciclo da borracha. O período constituiu uma parte importante da história econômica e social do Brasil, estando relacionado com a extração e comercialização da borracha causando transformações culturais e sociais além de dar grande impulso às cidades de Manaus. A atividade extrativista do látex na Amazônia revelou-se de imediato muito lucrativo. A borracha natural logo conquistou um lugar de destaque nas indústrias da Europa e da América do Norte, mais a única coisa que o lucro da borracha deixou para a Amazônia foi a primeira universidade do Brasil cujo objetivo era o de melhorar o intelecto das pessoas que aqui viviam. Os ingleses