FENÔMENOS QUIMICOS E FISICOS
Introdução ao Laboratório
Fenômenos físicos e fenômenos químicos
Docentes: Professor Dr. Danilo Antonio Giarola Professora Msc. Priscila Bonfim Gonçalves
Discentes: Amanda Cavalari Leidiane Rocha de Oliveira
Arapongas, 12 de maio de 2015.
Resumo
A proposta deste trabalho foi desenvolver uma atividade experimental, realizada em laboratório, onde os alunos puderam identificar as diferenças entre fenômenos físicos e fenômenos químicos. Quando um elemento químico apresenta alteração em sua estrutura, mas não alteração em sua composição química, ele pode ser identificado como um fenômeno físico. Quando um elemento químico apresenta alteração de estrutura, substâncias e modificação de composição química, podendo dar origem a outras substâncias, ele pode ser identificado como um fenômeno químico.
Introdução
Um aspecto importante da Química é identificar as transformações sofridas pelas substâncias. Tais transformações da matéria são chamadas de fenômenos. Os fenômenos podem ser classificados em físicos ou químicos:
Fenômenos físicos: não alteram a natureza da matéria, isto é, a sua composição. Nesses fenômenos, a forma, o tamanho, a aparência e o estado físico podem mudar. Porém, a constituição da substância não sofre alterações. Os principais fenômenos físicos são as mudanças de estado físico (Usberco; Salvador, 2002, pág. 50).
Fenômenos químicos: alteram a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Quando ocorre um fenômeno químico, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias (Usberco; Salvador, 2002, pág. 50).
Em geral, durante uma transformação química, ocorre liberação de energia (em forma de calor, luz ou explosão), liberação de gases, mudança de cor ou formação de precipitado (Feltre, 2004, pág. 62), podendo ocorrer mais de uma manifestação em uma única reação.
Este trabalho teve por objetivo verificar, por procedimento experimental, as diferenças entre