Fenômenos físicos e quimicos
SETOR DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
GISSELLY PETTENON RIBAS
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
Relatório apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Química Geral e Inorgânica Experimental.
Profª Mª : Bianca
PONTA GROSSA
2014
1 OBJETIVO
Identificar qual o tipo de fenômeno que ocorre em um grupo de eventos.
Verificar as diferenças entre os fenômenos químicos e físicos.
2 INTRODUÇÃO Fenômeno vem da palavra grega phainomenon = "observável", portanto fenômeno é qualquer acontecimento observável. Em química fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Os fenômenos são classificados em fenômenos físicos e químicos.
Segundo Russel Fenômeno Físico é aquele:
[...] que não alteram a identidade das substâncias. As mudanças de estado são exemplos deste tipo de transformações. O ferro fundido, por exemplo, ainda é ferro. A água gelada, o gelo, é água, mas no estado sólido. Um pedaço de fio de cobre pode ser dobrado e não se transforma em outra substância, podendo até ser finamente dividido em grânulos de pó. Estes são exemplos de transformações físicas. (Russel, p.29)
Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis. Outro tipo de fenômeno existente na natureza é o Fenômeno Químico. Segundo Russel Fenômeno Químico é aquele que:
[...] substâncias são destruídas e outras, novas, são formadas. A