Artigos
Licenciado sob uma Licença Creative Commons
TRATAMENTO DE RUPTURA DO LIGAMENTO
CRUZADO CRANIAL POR SUTURA
FABELO-TIBIAL LATERAL: revisão
TÍTULO
Treatment of crosswise cranial ligament rupture by lateral fabellar suture: review
Sam Goldy Shoyama Oda[a], Julia Maria Matera[b]
Pós-Graduando, Departamento de Cirurgia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), São Paulo, SP - Brasil, e-mail: samoda@usp.br [b]
Professora titular, Departamento de Cirurgia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), São Paulo, SP - Brasil, e-mail: materajm@usp.br [a]
Resumo
A ruptura do ligamento cruzado cranial é a principal causa de dor em membro pélvico de cães. Tratase de uma afecção de caráter predominantemente degenerativo de desenvolvimento progressivo, resultando, na maioria das vezes, em doença articular degenerativa. Nos animais acima de quinze quilos o tratamento é geralmente cirúrgico, sendo a técnica mais comumente utilizada a “sutura fabelo-tibial lateral”. Diversos são os estudos comparando esta técnica com as demais existentes, bem como analisando os principais materiais e variações de encerramento do laço para a técnica de sutura fabelo-tibial lateral.
Os resultados clínicos deste tipo de técnica extracapsular têm se mostrado satisfatórios, porém a melhor técnica para tal tipo de afecção ainda é muito discutida. Optando-se por esta técnica, sugere-se a utilização do fio de náilon leader line monofilamento da marca MASON®, fechado com anel de aço. Na impossibilidade do uso de tal sistema, sugere-se a utilização de nós verdadeiros plissados após a primeira laçada, totalizando cinco laçadas e permanecendo três milímetros de ponta livre.
Palavras-chave: Joelho. Ruptura. Ligamento. Extracapsular. Cães.
Abstract
Cranial crosswise ligament rupture is the main cause of hind limb lameness in dogs. Its characteristic is mainly degenerative and has a progressive development, resulting most of the time in degenerative joint disease.