Roma e os imperadores
1. Entre César e Augusto: o nascimento do Império
Apresenta a dinastia, a vida e o legado de Júlio César (século I a.C. a III d.C), assim como as guerras dos romanos e a conquista da Gália. Neste núcleo, conhece – se ainda grandes monumentos e estátuas romanas e conta com referências a Augusto, assim como à religião e à fundação da cidade que se tornaria legendária.
- O mundo de César. As guerras dos romanos. A conquista da Gália.
- O mundo de Augusto. A cidade de Roma e seus monumentos. A família, amigos, intelectuais.
- O processo de romanização e da fundação da cidade.
- A representação do poder. Capitolino Religião e Culto Imperial.
2. Nero
O luxo e a opulência que marcaram o legado do imperador Nero, tornado soberano aos 17 anos, estão presentes neste núcleo. Exemplificada pelo grande número de joias em ouro, prata e esmeraldas, objetos do cotidiano de grande valor e elementos que fazem referência ao universo feminino da época, a riqueza exacerbada eleva Roma, ainda mais, ao status de Império imponente e consolidado.
- O Mundo de Nero.
- Nero artista.
- Teatro.
- Luxo. O mundo feminino: retratos, joias e objetos para a beleza.
3. O apogeu do Império
Estão os jogos do Circo e do Coliseu. Neles, a força e o poder se misturam com gladiadores e grandes lutas. Trata-se das atividades de “pão e circo”, que eram parte da rotina dos romanos nos tempos áureos do Império, sendo representadas também na arquitetura, nas atividades domésticas e cotidianas dos que lá viviam. Por isso, imagens e artefatos da cidade e do comércio da época, bem como retratos de imperadores e familiares também estão nesta parte da exposição.
- Os jogos do circo e do Coliseu: as raças e gladiadores.
- O domus e moradia. A casa de Pompeia.
- A vida em família e cotidiano: trabalhar, brincar, escrever e a intimidade.
4. Um Império multicultural A última parte da exposição explora as variadas origens dos costumes romanos. Tendo dominado