roma imperador claudio
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA
ROMA
IMPERADOR CLÁUDIO
Cláudio Sidney Ramos Barbosa
Arcoverde. 2013.2
Cláudio Sidney Ramos Barbosa
ROMA
IMPERADOR CLÁUDIO
Este trabalho será entregue ao Professor:
João Pacheco
Arcoverde – 2013.2
APRESENTAÇÃO
Tibério Cláudio Cesar Augusto Germânico, foi o quarto imperador de Roma, entre 41 e 54 . É o segundo a ser proclamado um Deus, após Augusto. Pertencente à dinastia Júlio Claudiana, seus pais eram Nero Cláudio Druso e Antônia. Era ainda neto de Livia Drusa, mulher de Augusto, sobrinho de Tibério e irmão de Germânico. Nasceu na Gália, hoje França, tornando-se assim o primeiro imperador nascido fora da Itália.
DESENVOLVIMENTO
Como visto, o Imperador Cláudio tinha excelentes conexões, e era um homem muito culto, a quem se deve o conhecimento atual da língua etrusca. Mas, devido a alguns problemas físicos (era manco e levemente surdo) e falta de experiência militar, ele não estava cotado para se tornar imperador. Ao mesmo tempo, isso o poupou da "limpeza" na família imperial romana efetuada pelos seus antecessores Tibério e Calígula. Cláudio sobe ao trono imperial em 41 d.C. após o assassinato de seu sobrinho Calígula pela guarda pretoriana.
Foi casado quatro vezes, e em nenhum destes casamentos foi feliz. As duas primeiras mulheres foram repudiadas e a terceira, Messalina, foi executada por traição, adultério, libertinagem e acusação de conspiração. Foi com Messalina que Cláudio teve os seus dois únicos filhos, Britânico e Otávia, que casaria com o irmão adotivo, o imperador Nero. No final da vida, Cláudio tornou-se bastante permeável à influência de Agripina, sua quarta esposa. Por causa desta, ele deserdou o seu próprio filho e nomeou o enteado Nero seu sucessor.
O novo imperador acabou por se mostrar um excelente