Feedback
Escola Superior de Educação de Viseu
Feedback
22 de Outubro de 2014
José Matos nº10602
Alexandra Torres nº10589
Feedback
Para a compreensão do conceito de feedback, é necessário um conhecimento mínimo no que toca à noção de cibernética.
A cibernética é uma ciência desenvolvida por Norbert Wiener a partir da sua obra teórica fundamental, Cibernética: ou Controlo e Comunicação no Animal e na Máquina. Assim, por cibernética entende-se a ciência que estuda os mecanismos de comunicação e de controlo nas máquinas e nos seres vivos. (Priberam Informática, S.A, 2013)
A cibernética tem como objecto de estudo a auto-regulação dos sistemas. Segundo N. Wiener, a estrutura e funcionamento dos dispositivos automáticos e das criaturas vivas demonstram fortes semelhanças sendo sistemas abertos, enquanto o seu princípio fundamental é o da manutenção da ordem no interior dos próprios sistemas. Perante a teoria, o caos sobrevirá sempre sobre a ordem no interior dos sistemas, e daqui advém a necessidade dos sistemas se auto-regularem no sentido de manter a ordem. Este processo designa-se por regulação e implica a recepção e o processamento de informação sobre o estado do sistema (feedback) e posteriormente a entrada dessa informação no sistema para que este corrija os erros. (Bidarra, 2005)
Portanto, no contexto da cibernética, o conceito de feedback significa a transmissão da reacção do receptor de volta ao emissor. Ou seja, o emissor transmite a informação ao receptor que produz o feedback, e que o envia de volta ao emissor inicial. A função principal deste conceito no âmbito da comunicação, é ajudar o comunicador a transformar a sua mensagem de acordo com as necessidades e reacções do receptor, o que torna mais eficaz o processo de transmissão de mensagens. (Fiske, 2005, p. 19)
No entanto, o feedback pode ser comprometido devido à limitação e qualidade dos canais de comunicação, ou seja, alguns canais de