fatores humanos no trabalho
Ergonomia é chamada de “Engenharia de Fatores Humanos” e significa o bem-estar do homem durante o exercício do trabalho. As vantagens da utilização dos conceitos ergonômicos significam proporcionar um bom ambiente físico para que o colaborador possa usufruir da melhor maneira possível o espaço de trabalho. Essa ciência é bem ampla, mas pode ser diretamente utilizada para o bem-estar da interface homem-máquina.
2 FATORES HUMANOS NO TRABALHO
O estudo dos fatores humanos consiste em um levantamento do trabalhador na empresa, analisando se variáveis como: Fatores ambientais; Fatores organizativos; Fatores profissionais; Características Humanas e Individuais, condições gerais de trabalho na empresa são fatores que influenciam diretamente a satisfação do trabalhador, a produtividade e a manutenção do sistema ser humano-máquina em funcionamento.
A aplicação sistemática da ergonomia na indústria é feita identificando-se os locais onde ocorrem maiores problemas ergonômicos. Estes podem ser reconhecidos por certos sintomas como alto índice de erros, acidentes, doenças, absenteísmos e rotatividade dos empregados. Esses sintomas podem ser gerados pela fadiga, pela monotonia e pela falta de motivação.
3 ADAPTAÇÃO AO TRABALHO
Alterações fisiológicas no início do trabalho e o desequilíbrio entre a demanda e suprimento de oxigênio recomenda-se um aquecimento de 2 a 3 minutos antes do início do trabalho. Ao iniciar uma tarefa nova:
Os movimentos são bruscos, desordenados e deselegantes,
Há esquecimentos e acidentes,
Ritmo cardíaco aumenta,
O individuo transpira em maior quantidade,
Fadiga-se rapidamente.
Com a repetição de tarefa:
Desaparecem os problemas iniciais.
Há maior controle motor.
Os movimentos passam a ser suaves, coordenados e contínuos.
Não há fadiga.
Aumenta a produtividade.
4