henri wallon
"O problema é da criança. São as suas capacidades que tem de ser desenvolvidas, exercitadas e realizadas. Mas, a não ser que o mestre conheça, e conheça perfeita e acabadamente as experiências da humanidade que estão consubstanciadas naquilo a que chamamos programa, ele não saberá nem quais são as capacidades, habilidades e atitudes da criança, nem como pô-las em função e atividade para sua realização." (Dewey, 1980, pg.152).
Henri Wallon é considerado o “psicólogo da emoção”. Em suas teorias afirma que a emoção se traduz e se imprime no tônus muscular (BUENO, 1998).
Segundo Wallon, o movimento é a primeira estrutura de relação com o meio, com os objetos e os outros, a primeira forma de expressão da emoção da criança e do comportamento. Wallon elaborou uma teoria sobre o desenvolvimento humano, tendo em vista a sua preocupação com a educação, expôs suas idéias pedagógicas, apontando bases que a psicologia pode oferecer à atuação pedagógica.
Porém, a teoria do desenvolvimento de Wallon não é muito divulgada nos meios educacionais. Por acreditar que ela possa contribuir para a psicologia da educação e também para a psicomotricidade voltada a área da Fisioterapia, esperamos que o trabalho a seguir possa levar um pouco de conhecimento a todos que tenham o interesse de construir um elo forte entre a Fisioterapia e a teorias desenvolvidas por Wallon.
1- BIOGRAFIA DE HENRI WALLON
Henri Wallon nasceu em 15 de junho de 1879, em Paris, filho de Paul Alexandre Joseph e neto de Henri-Alexandre Wallon. Tornou-se bem conhecido por seu trabalho científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, devotado principalmente à infância, em que assume uma postura notadamente interacionista, e por sua atuação política e posicionamento marxista. Por sua formação, ocupou os postos mais altos no mundo universitário francês, em que liderou uma intensa atividade de pesquisa (GALVÃO, 1995).
Segundo Galvão, ao longo de sua vida foi sempre muito