FATOR HUMANO CAUSA OU SOLU O PARA UM ACIDENTE DE TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Fator humano 4
2.1.1 SOFRIMENTO DO TRABALHO 5
2.1.1.1 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 6
2.1.1.1.1 OS IMPACTOS DE UM ACIDENTE 7
3 METODOLOGIA 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que cada organização possui as suas complexidades, suas culturas, sua identidade, assim necessita estar consciente dos problemas que acometem os indivíduos que nelas trabalham. Pois as organizações do trabalho são questões importantes que influenciam na saúde do trabalhador. Pois mesmo que o trabalho seja causa de prazer e satisfação na vida das pessoas, infelizmente ele pode acarretar desequilíbrios e desencadear distúrbios.
Vemos que antigamente as organizações empenhavam-se em manter os sentimentos, as emoções, os afetos e toda manifestação subjetiva, bem longe do ambiente de trabalho, como se homes fossem apenas parte de maquinas as quais operavam e que mantendo essa separação entre físico e psíquico obteriam o máximo de seus funcionários, porém cada vez mais eles eram acometidos de doenças funcionais e se envolviam com frequência em acidentes de trabalho, provando através dos anos o grande envolvimento da saúde mental para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho, tornando-se uma área muito forte sedenta de pesquisas e descobertas.
Vemos que no modelo Taylor-fordista o trabalhador tinha pouca ou nenhuma responsabilidade na produção, pois sempre os responsáveis por tal, eram os administradores e seus empregados diretos, que atuavam controlando os trabalhadores, que por sua vez só se preocupavam em executar suas tarefas de forma produtiva na relação com o equipamento que operavam. Com a era da globalização e da informação tudo muda o trabalhador agora passa a se preocupar com o processo de produção, pois o controle que antes era exercido apenas pelo chefe, agora diminuiu e o empregado passa agora a se autocontrolar. Com isso traz algumas consequências,