A FLORA BRASILEIRA
Flora é o conjunto de espécies vegetais que compõe a cobertura vegetal de uma determinada área. A flora é um recurso de enorme valor, já que cada planta tem uma importância fundamental no conjunto de organismos vivos (biodiversidade) nos diferentes ecossistemas.
A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes. No Brasil, há milhares e milhares de espécies vegetais nativas ainda não estudadas. Muitas delas encontram-se em fase de extinção; outras, já foram extintas antes de serem conhecidas cientificamente. Importância das espécies vegetais na vida do homem
São inúmeras as aplicações das espécies florestais: são utilizadas na alimentação, na medicina, vestuário, construção civil, móveis; na fabricação de chapéus, tecidos e papel; na produção de perfumes, inseticidas etc. A enorme variedade de utilização das plantas comprova a sua importância na vida do homem.
Respeitar a flora pode significar equilibrar todas as atividades desencadeadas pelo avanço tecnológico, reduzindo a poluição, o desequilíbrio ecológico, o problema energético, a falta de alimentos no mundo e até mesmo a crise econômica.
Algumas Espécies da Flora Brasileira
Na Mata Atlântica as principais espécies são: bromélias (foto), maracujá (foto), pindola, embaúba, pau d’alho, azeitonas da mata, visgueiro, sapucaia, ingá e pau d’arco.
Também em algumas áreas a vegetação é rica em espécies de madeira de lei, como o jacarandá, a maçaranduba, o jatobá, o cedro, a cerejeira e o jequitibá.
Nesta região, as árvores chegam a atingir mais de 30 metros de altura.
Nas regiões da caatinga as espécies vegetais mais comuns são: a jurema, o umbuzeiro, o marmeleiro, o mandacaru, o xique-xique, a faveleira e o pinhão-bravo. Nos cerrados os seguintes exemplos: faveira, mangaba, pequi, araçá, babaçu, ipê-branco e carnaúba.
No litoral o capim-da-areia, o alecrim-da-praia, a pimenteira, a grama-da-praia e o capim-paraturá.
Em algumas regiões litorâneas, as espécies alcançam