Fator humano
Já observamos muitas críticas levantadas taylorismo , aqui insistem que surgiu no contexto da psicologia como ciência no final do século XIX e início do século XX.
O reconhecimento dos fatores psicológicos revelaram uma série de deficiências da teoria da gestão científica do trabalho. Crítica da posição defendida pela melhor forma possível para realizar o trabalho . Crítica da posição defendida pela melhor forma possível para realizar o trabalho , observou a necessidade de considerar as diferenças individuais. Diante de uma concepção mecanicista do trabalhador, destacando os aspectos fisiológicos e psicológicos a serem tomadas em conta quando se considera o comportamento do trabalhador. Dado o modelo econômico do homem, motivado apenas pela remuneração e outros incentivos econômicos, também constata a existência de outros motivos.
Assim, o desenvolvimento da psicologia industrial os E.U. Europa e foi possível após o estabelecimento da psicologia como ciência. Com a aplicação do conhecimento psicológico para os problemas da indústria, é trazido de volta o homem com toda a sua personalidade .
Como representantes da organização científica do trabalho , psicólogos industriais queria salientar que o conhecimento psicológico chegou comprovado cientificamente útil, tanto para facilitar a tarefa do trabalhador para reduzir os custos de aumentar a produtividade.
O desenvolvimento da psicologia industrial na América.
Nos E.U.A , os autores que contribuíram para a aplicação dos conhecimentos psicológicos para a indústria foram JM Cattell (1860-1944) e H. Münsterberg ( 1863-1916 ).
Cattell enfatizou a abordagem diferenciada e utilizado como principal método para o estudo das diferenças individuais teste mental.
Se os indivíduos têm diferentes habilidades, desenvolver um trabalho melhor do que outros . Portanto, pela seleção pode ser melhorada a produção industrial eo desempenho dos trabalhadores. Nesta seleção seria útil para a