Metalografia do alumínio
O objetivo desta aula experimental é o estudo metalográfico de uma amostra de alumínio, tendo em vista os seguintes aspectos:
- A identificação do tipo de material em estudo;
- A identificação da sua estrutura e dos seus componentes;
- A sua classificação normalizada de forma a permitir o conhecimento das suas características mecânicas e possíveis aplicações.
Este procedimento prescreve os conceitos gerais na preparação do corpo de prova para análise microscópica. É um meio bastante utilizado, com eficácia, para prever ou explicar as propriedades e o comportamento de uma peça metálica, já que permite conhecer a microestrutura do material em questão.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Com o auxílio do aparelho X (Figura 1), cortou-se uma barra de alumínio em pedaços menores, os quais foram pesados em uma balança analítica (Figura 2), acrescentando-se aproximadamente 500 gramas (confirmar c/Andressa) do material em um refratário, o qual foi colocado dentro de um forno até atingir aproximadamente 950 °C, obtendo-se alumínio fundido.
[pic] [pic]
Figura 1 – Equipamento X Figura 2 – Balança Analítica
[pic]
Figura 3 – Refratário cheio com pedaços de alumínio
Ao atingir-se 950 °C, retirou-se o refratário do forno (Figuras 4 e 5), aferiu-se a temperatura com o auxílio de um aparelho y (Figura 6) e se despejou-se o alumínio fundido em um molde de metal, como ilustrado na Figura 7, o qual foi, então, tampado (Figura 9).
[pic] [pic]
Figuras 4 e 5 – Retirada do refratário com alumínio fundido do forno
[pic]
Figura 6 – Medição da temperatura do alumínio fundido
[pic]
Figura 7 – Despejamento do alumínio fundido em molde metálico
[pic] [pic]
Figura 8 – Molde com alumínio fundido Figura 9 – Molde tampado
Então, repetiram-se os procedimentos anteriores com o molde de areia, ilustrado abaixo.
[pic]