Planejamento
Este artigo procura descrever a aplicação de um modelo de planejamento estratégico em uma pequena empresa de serviços de profissões regulamentadas. Através deste exercício, puderam ser identificados os principais fatores críticos de sucesso para a sustentabilidade financeira do negócio em questão.
Referencial teórico
Definições de Planejamento Estratégico
Várias são as definições de planejamento estratégico. Para FISHMANN & ALMEIDA (1991: 25), "planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e reduzir riscos".
OLIVEIRA (1995: 46) classifica-o como "um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente". Finalmente, entre várias definições, ALMEIDA (2001: 13) acrescenta o caráter de "ordenação das idéias e das pessoas, de forma a criar uma visão do caminho que se deve seguir".
Um modelo de Planejamento Estratégico Aplicável às Pequenas Organizações.
Tem-se como freqüência a impressão de algo grandioso, aplicável somente às grandes empresas e conglomerados. Diversos trabalhos ressaltaram a aplicabilidade e a importância do planejamento estratégico para pequenas empresas, entre eles PERECIN (1984), FISHMANN & ALMEIDA (1991) , PINHEIRO (1996) e ALMEIDA (2001).
São diversos os modelos de planejamento estratégico. Cada qual possui suas peculiaridades e características específicas, mas praticamente todos seguem a mesma lógica, que passa por um diagnóstico da indústria, a seleção da estratégia e o planejamento de como aplicá-la. Um processo típico de planejamento estratégico orientado para organizações de