Fases de Desenvolvimento de Piaget
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Aluna: Aline Juliana Gomes
- Descrever sobre os períodos do desenvolvimento de Jean Piaget
A construção teórica de Piaget abrange principalmente o desenvolvimento humano até a idade adolescente (16 anos) daí para frente, ou seja, da adolescência à velhice, Piaget pouco contribuiu, ele não quis dizer que o desenvolvimento paralisa a partir desta fase, apenas que atinge um grau de maturidade e consistirá apenas numa ampliação de conhecimento.
Piaget salienta que não podemos conhecer tudo de uma vez num determinado terreno porque nossa percepção é seletiva e obedece a uma ordem lógica, e para construir sua estrutura teórica ele atuava com seus próprios filhos como objeto de conhecimento, além das experiências que conduzia. Portanto depois de observar muitas crianças, Piaget concluiu que o progresso delas passa por quatro estágios:
Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa, egocêntrica, porque o pensamento delas está focado apenas nelas. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"). Já pode agir por simulação, possui percepção global sem discriminar detalhes e deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro,