nandildes

1642 palavras 7 páginas
2. Definição da biodiversidade
O termo biodiversidade, hoje consagrado na literatura, refere-se à diversidade biológica para designar a variedade de formas de vida em todos os níveis, desde micro-organismos até flora e fauna silvestres, além da espécie humana. Contudo, essa variedade de seres vivos não deve ser visualizada individualmente, mas sim em seu conjunto estrutural e funcional, na visão ecológica do sistema natural, isto é, no conceito de ecossistema.
O termo biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de formas de vida que ocorrem na natureza , como um resultado da história evolutiva. O conceito inclui a variedade de organismos em todos os níveis , a partir de variações genéticas que pertencem à mesma espécie através de matrizes de diferentes espécies , bem como da variedade de ecossistemas , englobando comunidades ecológicas num determinado habitat e das condições físicas em que vivem ( Wilson , 1992).
O conceito de biodiversidade considera três níveis diferentes do sistema natural: 1) A diversidade de espécies ( a variedade de formas de estar) , 2) a diversidade genética ( a variedade de informação genética ou códigos contidos em todas as populações distintas de plantas, animais e microorganismos de da mesma espécie , como as diferenças entre as populações de uma mesma espécie : por exemplo, alguns primatas que vivem na margem esquerda de grandes rios amazônicos diferem geneticamente daqueles que vivem na margem direita ; diversidade genética é a base de adaptação contínua às mudanças nas condições ) , e 3) a diversidade do ecossistema ( a variedade de habitats ou de diferentes formas estruturais, como fitofisionomias distintas ocorrendo, por exemplo , no Cerrado ou o Pantanal .

3. Breve historia da biodiversidade
O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em megadiversidade, concorrendo com a Indonésia pelo título de nação biologicamente mais rica do nosso planeta.
A destruição da Mata Atlântica brasileira, e de sua vida

Relacionados