Análise das fases do desenvolvimento - Piaget e Vygotsky
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada com 06 criançascom idades entre quatro á onze anos da zona norte de Manaus, para uma análise das teorias estudadas na de psicologia do desenvolvimento humano, como Vygostsky, Piaget e Brofenbrenner. Foi proposto que as crianças fizessem alguns desenhos para que poderemos analisar o seu desenvolvimento conforme as fases das teorias estudadas.
Para Piaget o processo de desenvolvimento se dá por meio de fases , cada criança tem suas reações de acordo com a fase que se encontra. Como por exemplo, crianças de dois a sete anos se encontram na fase pré- operacional então agem de acordo com essa fase, neste trabalho de campo notamos que as crianças nessa fase agiam de forma bem parecida, suas respostas são praticamente iguais apresentando nelas características como animismo e antropomorfismo.
Já para a segunda teoria analisada neste trabalho de Lev Vygotsky o desenvolvimento humano se dava como resultado de um processo histórico cultural em que a linguagem era extremamente importante, é uma forma de contato dos seres humanos, ele também achava impossível separar o desenvolvimento do meio cultural para ele cada individuo se desenvolve de acordo com a sua cultura.
Segundo a terceira teoria estudada a de Brofenbrenner o biológico é muito importante para o desenvolvimento, no entanto não basta estudar o ambiente imediato é importante também que se leve em consideração as interações entre os vários ambientes vivenciados para entender o desenvolvimento humano.
Análise das teorias estudadas por meio de um relatório da experiência.
Identificação: Jake (1)
Idade: 11 anos.
Atividade 01: A criança fez um desenho rico em detalhes, não há presença de animismo e transparência, há simetria entre as diferentes partes do desenho.
Atividade 02 e 03: O estilo da casa e do meio do transporte reflete no contexto social em que a criança esta inserida, pois são comuns na realidade que