Fases do Desenvolvimento de Piaget: Período Pré-Operatório
Jean Piaget (1896-1980) foi psicólogo e filósofo, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil, passando boa parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio, criando um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos como a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e de epistemologia genética.
Formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que se substituem através de estágios. Sendo assim, a lógica e forma de pensar de uma criança é completamente diferente a do adulto.
Piaget identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio.
São eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal, porém, será focado apenas o Período Pré-Operatório.
Período Pre-Operatório:
O período pré-operatório compreende a faixa etária de dois a sete anor, aproximadamente. É dividido em duas fases, sendo a primeira chamada de Fase Simbólica e a segunda de Fase Intuitiva.
1) Fase Simbólica:
Esta fase compreende a faixa etária de dois a quatro anos, aproximadamente. É marcada pelo início da inteligencia simbólica, aquela que é caracterizada através do pensamento egocêntrico, a intuição e a magia ou imaginação.
Neste período surge a capacidade da criança de gerar imagens mentais de objetos ou ações. Surge também a linguagem, a imitação, o desenhar, etc.
É a fase típica de seguintes comportamentos:
➢ Egocentrismo: é a denominação da caracteristica de uma pessoa que acha que o mundo gira a seu redor. Para uma criança nesse período é muito difícil aceitar dividir os brinquedos, ou seja, compartilhar, pois nessa fase a criança ainda não
consegue se colocar no lugar do outro,