Piaget educação
Nascido em 1896, Suíça. Considerado um dos maiores nomes da psicologia. Sua importância vem da influência de sua obra no século XX, na psicologia da inteligência e também pelo volume de sua obra. A obra de Piaget é fundamental na utilização na perspectiva da inteligência, moral, afetividade e educação. A obra de Piaget, basicamente tange o desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento, ele batizou sua teoria de epistemologia genética (construção do conhecimento), que visa a explanação acerca de como os homens constroem o conhecimento. Como as crianças constroem muito conhecimento, ele optou em estudar as crianças, mas seu foco era a construção do conhecimento dos homens, seus processos e etapas.
Inteligência deve ser definida quanta função e enquanto estrutura, função seria adaptação, os processos da inteligência tem a finalidade do sujeito sobreviver, adaptar o meio e modifica ló para se adaptar melhor a ele. Do ponto de vista estrutural, inteligência é uma organização. Organização complexa ou mais simples, inteligência não é propriamente o acúmulo de informações mas sim a reorganização desta informações de uma forma mais complexa.
Vários conceitos de Piaget foram importantes, mas dois em específico se fazem necessário ao estudo da construção da do conhecimento e desenvolvimento da inteligência, o primeiro é o da assimilação, que quer dizer interpretação, que implica no entendimento que quando o indivíduo vai entrar em contato com o meio, ele retira do meio algumas informações específicas e não aleatórias porque existe uma organização mental que permite o indivíduo assimilar algumas informações e deixar outras de lado em uma literal interpretação do mundo.
Acomodação é outro conceito fundamental na obra de Piaget, que entende a estrutura mental (organização) que a pessoa tem para interpretar o mundo é capaz de se modificar para dar conta de uma particularidade do objeto. O indivíduo assimila o objeto no seu meio, no