PIAGET
A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todoas as classes de problemas.
Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
Observação: a maioria dos exemplos foram retirados da reportagem "Jean Piaget", escrita pela jornalista Josiane Lopes, da revista Nova Escola, ano XI, nº 95, de agosto de 1996.
RESUMO
OPERATÓRIO FORMAL DE JEAN PIAGET
Piaget foi um importante psicólogo suíço, que teve seu trabalho reconhecido principalmente no campo da inteligência infantil.Seus estudos tiveram um importante processo no campo da psicologia e pedagogia infantil.Para Piaget a aprendizagem vem através de um equilíbrio entre a assimilação e acomodação, resultando na adaptação.Como observamos nesse esquema, o ser humano assimila dados que obtém do exterior,como ele já não tem uma estrutura mental que não esta “vazia”, ele precisa assim adaptar esses dados a estrutura que já existe.
Piaget deu origem à Teoria Cognitiva, onde demonstra que existem quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano Os quatros estágios: Sensório motor, Pré - operacional, Operatório concreto, Operatório formal.
OPERATÓRIO FORMAL:
Esta última fase inicia-se a partir dos 12 anos de idade, onde a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.
A