fases do desenvolvimento de Piaget
A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por varias mudanças. Divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento.
Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios na mesma sequencia, porém o inicio e o termino de cada estágio sofre variações dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o individuo esta inserido.
O desenvolvimento passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento de acordo com Piaget:
Período Sensório - Motor (0 a 2 anos)
Ao nascer, o bebe já possui alguns padrões de comportamento, como agarrar, sugar, segundo Piaget. No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, e esses reflexos melhoram com o tempo. Nesse período, a partir desses reflexos neurológicos básicos o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. Também é marcado pela construção pratica das noções de objeto, espaço, causalidade e tempo.
No final desse período a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objetivo, descobre que se puxar a toalha, a lata de biscoito ficará mais perto dela, nesse caso utiliza a inteligência pratica ou sensório motora que envolve as percepções e os movimentos.
Nesse estágio, seu conhecimento é privado e não tocado pela experiência de outras pessoas (o mundo é ele).
E embora compreenda algumas palavras, mesmo no final do período só é capaz de fala imitativa.
Período Pré – Operatório (2 a 7 anos)
O período pré – operatório abrange a idade de 2 a 7 anos e é dividido em dois períodos: o da Inteligência Simbólica (dos 2 aos 4 anos) e o período Intuitivo (dos 4 aos 7 anos)
Nesse período o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações no aspecto