Karl Marx e o filme Tempos Modernos
Karl Marx em sua teoria faz uma analise da sociedade capitalista. E usa em suas formulações o método dialético que cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação de uma determinada ordem. Segundo a proposta Marxista o fenômeno social deveria ser submetido à crítica para que as suas potencialidades possam ser revelados e assim atualizados numa forma mais evoluída
E aplicando isso ao materialismo histórico, temos a sociedade do ponto de vista material, ou seja, as relações que os homens estabelecem, o modo como produzem os seus meios de vida, formam a base de todas as suas relações.
Segundo a perspectiva materialista todas as formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam, são transitórias e históricas; sendo o primeiro fato histórico a produção da vida material.
Para melhor ilustrarmos os idealismos de Marx, tomamos por ilustração o filme Tempos Modernos, onde se podem notar concretamente as afirmações marxistas.
RELAÇÃO ENTRE IDEAIS DE MARX E O FILME TEMPOS MODERNOS
O filme conta a história de um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e acaba se viciando naquele habito de apertar parafusos. – antes o trabalhador acompanhava e dominava todo o processo de produção – Em detrimento dessa atividade viciosa, ele perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e internado em um hospital para se reabilitar do hábito de “apertar parafusos”
Essa passagem pode ser ilustrada no ideal de Marx, onde ele nunca se refere à produção em geral, mas à produção num estádio determinado do desenvolvimento social, que é a produção dos indivíduos vivendo em sociedade. Embora a sociedade seja “o produto da ação recíproca dos homens”, ela não é uma obra que esses