Factores de sucesso com a adopção de ERP
COM A ADOPÇÃO DE SISTEMAS
ERP -ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
RESUMO
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) apresentam-se como uma solução global para a gestão das organizações. Este tipo de software pretende ser igualmente adaptável a diferentes tipos de empresas, independentemente da dimensão ou sector de actividade.
Pelos benefícios que potencialmente apresentam - possibilidade de integrar dados e processos dos diversos departamentos, a permanente actualização da base tecnológica, entre outros - os ERP têm tido uma grande aceitação no mercado, e representam para as organizações que os adoptam um esforço de investimento muito significativo. Este artigo descreve um estudo das características dos sistemas ERP, dos seus processos de adopção e implementação, dos seus benefícios e impacto nas organizações e dos factores que podem ser considerados críticos para o sucesso na sua implementação.
Palavras chave: sistemas de informação, ERP, sistemas integrados de gestão, factores de sucesso. 1. Introdução
Os ERP são packages aplicacionais que suportam a generalidade das necessidades de informação das organizações [Davenport 2000]. Surgiram no início da década de 90, a partir de um alargamento do âmbito dos sistemas denominados de MRP (Material Requirement
Planning) e têm, a partir daí, crescido de uma forma acelerada. Na década de 90 assistiu-se à grande expansão dos ERPs [Chung e Snyder, 1999; Markus e Tanis, 2000; Skok e Legge, 2002;
Somers e Nelson, 2003; Beard e Sumner, 2004]. As empresas foram sofrendo pressões competitivas cada vez maiores, sendo por isso obrigadas a procurar alternativas para reduzir custos e melhorar os seus produtos e serviços, nomeadamente diminuindo o tempo de resposta ao mercado. Os investimentos a nível mundial em ERP, para 2003, foram estimados em 180 mil milhões de dólares [Kalling 2003].
2. Factores de Sucesso
A questão do “sucesso” com a adopção de sistemas e tecnologias de