Trabalho De Si 13 5
1.
Enterprise Resource Planning
Com o avanço das tecnologias de informação, as empresas passaram a utilizar
sistemas computacionais para suportar as suas actividades. Normalmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para responder a requisitos específicos das diversas unidades de negócio, por exemplo, o sistema de vendas utiliza um sistema próprio e o de planeamento utiliza outro.
Contudo, desta fragmentação deriva um problema: a dificuldade de obtenção de informação consolidada e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais que um sistema. Deste modo, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) solucionam esses problemas ao agregar num só sistema integrado, funcionalidades que suportam as actividades dos diversos departamentos das empresas.
2.1. Definição de ERP
Os sistemas ERP actuais são o resultado da evolução dos sistemas tradicionais de gestão das necessidades de materiais MRP (Material Requirements Planning), amplamente empregados pela indústria de manufactura desde a década de 70.
Os ERP são sistemas de informação transaccionais, que consistem numa plataforma de Software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa num
só
sistema,
possibilitando
a
automatização,
armazenamento,
processamento e organização das informações geradas nos processos organizacionais, agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia, ajudando assim as empresas a gerir melhor partes importantes dos seus negócios, como por exemplo, planeamento de produtos, aquisição de materiais, manutenção de inventários, interacção com fornecedores e serviço ao cliente. O ERP pode também incluir módulos aplicacionais no domínio dos recursos humanos e finanças. São compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas actividades das empresas. Os dados utilizados por um módulo são armazenados
IPVC
Escola Superior de Tecnologia e Gestão na base de dados