ROTEIRO SEMINARIO MONTESQUIEU QUESTOES 11 03 2015
R- Foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo, ele escreveu um relatório sobre os vários temas do poder, em que explicou como os governos podem ser preservados de corrupção. Montesquieu quis explicar as leis humanas e as instituições sociais: enquanto as leis físicas são regidas por Deus, as regras e instituições são feitas por seres humanos passíveis de falhas. Definiu três tipos de governo existentes: Republicanos, Monárquicos e Despóticos, e organizou um sistema de governo que evitaria o absolutismo, isto é, a autoridade tirânica de um só governante. Para o pensador, o despotismo era um perigo que podia ser prevenido com diferentes organismos exercendo as funções de fazer leis, administrar e julgar. Assim Montesquieu idealizou o Estado regido por três poderes separados, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Essa é a teoria da separação de poderes e teve enorme impacto na política, influenciando a organização das nações modernas.
2) Porque Montesquieu traz a política para fora do campo da teologia e da crônica e a insere num campo propriamente teórico?
R- Porque ele estabelece uma regra de influência que incorpora a teoria política no campo das ciências, ele acreditava que as instituições deveriam ser regidas por leis.
3) Qual era o objetivo de Montesquieu entre as Leis que regem as relações entre os homens em geral com as Leis positivas?
R- De observar, ao contrário dos outros seres, os homens têm a capacidade de respeitar as leis e razões que derivam, reger suas relações com os espíritos das Leis positivas e diversas coisas, tais como o clima e as dimensões do estado.
4) Como Montesquieu constatava o estado de sociedade que comportava uma variedade enorme de forma de realizações?
R- Elas se acomodaram mal ou bem a uma diversidade de povos, com costumes diferentes, formas de organizar a sociedade, o comércio e o governo, essa enorme diversidade não se explica pela