Procurement
Alunos:
Ana Henriques, nº100319040
Débora Cruz, nº100319042
Sónia Rodrigues, nº100319044
Rui Vaz, nº013092427
Turmas: MKT 21 e 22
Índice
Introdução
Escolhemos para tema do nosso trabalho o procurement que consiste na aquisição de bens e serviços a um preço ajustável tendo como principal objectivo a satisfação dos clientes. Numa tentativa de tentar entender e explicar melhor no que este se baseia, procurámos também estabelecer algumas relações tais como o procurement e o e-procurement, o procurement e a satisfação do cliente e o procurement e o processo de compra.
O nosso trabalho encontra-se assim subdividido em títulos e subtítulos de forma a facilitar a leitura e compreensão. Poderão encontrar então o que é o procurement e quais os seus objectivos, o que é o e-procurement e quais os tipos que existem assim como quais são as suas vantagens e os objectivos da sua implementação, quais as necessidades dos potenciais clientes, o seu processo e análise de compra, bem como a complexidade envolvida no mesmo.
1. O que é o Procurement?
O procurement consiste na aquisição dos produtos e serviços necessários à prossecução da actividade das organizações de modo a que possam ter o melhor desempenho, ao custo mais favorável, permitindo a satisfação dos clientes e dos clientes dos clientes, ou seja, comprar o bem certo, na quantidade necessária, ao preço certo, entregue no momento e sítios certos.
Este é um processo que abrange vários aspectos na relação entre fornecedores e empresa, constituindo um conjunto de acções administrativas: * A administração e a negociação, de modo a abastecer a empresa ao nível da logística; * O abastecimento diz respeito a matérias-primas, componentes de produção sobressalentes, módulos, produtos acabados e semi-acabados, linhas de montagem e armazéns.
Sendo assim, o procurement gere todo o ciclo entre empresa e fornecedores e os produtos a adquirir, estando este conceito relacionado